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Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Mães do pátio do Instituto Benjamim Constant, relatos de experiência: condições para acesso dos seus filhos com deficiência aos bens sociais no município do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Cândido, Lianna Cristina de Oliveira
Tutor: Inoue, Marileia Franco Marinho
Resumen: O presente trabalho é uma pesquisa qualitativa, cujos instrumentos utilizados foram: observação e diários de campo; entrevista semiestruturada e levantamento documental. Acredita-se aqui ter dado voz, através de entrevistas semiestruturadas, as mães institucionalmente invisíveis, que diariamente esperam no pátio, seus filhos cumprirem as atividades escolares no Instituto Benjamin Constant, instituição de referência para escolarização de crianças e adolescentes com deficiências visuais. A pesquisa mostrou que estas mulheres não ficam ali por escolha própria e sim por falta de opção. Aprisionadas pela expectativa social de educar este filho com deficiência visual, longe de casa, num espaço público, vive o drama de ter de conciliar a esta situação suas tarefas de mãe de outros filhos e dona de casa, no espaço privado, das quais não abriu mão. Sendo o serviço Social uma profissão que atua nas expressões da questão social e nas políticas sociais deve ter uma prática profissional que se direcione no acesso de direitos sociais que promova a inclusão social da pessoa com deficiência visual, porém este estudo aponta que existe um desafio para o assistente social de intervir também nesta situação, porém, que hora se apresenta.
Materia: Política social
Deficiência visual
Inclusão social
Assistência social
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIAL::SERVICO SOCIAL APLICADO
Unidade de producción: Escola de Serviço Social
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2015
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CÂNDIDO, Lianna Cristina de Oliveira. Mães do pátio do Instituto Benjamim Constant, relatos de experiência: condições para acesso dos seus filhos com deficiência aos bens sociais no município do Rio de Janeiro. 2015. 82 f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Serviço Social) - Escola de Serviço Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
Aparece en las colecciones: Serviço Social

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