Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/10967
Especie: Tese
Título : A luta por um espaço na universidade: o caso da Escola de Enfermagem Anna Nery
Autor(es)/Inventor(es): Baptista, Suely de Souza
Tutor: Barreira, Ieda de Alencar
Resumen: O objeto do estudo é a luta simbólica, que ocorre na academia, entre os diversos agentes que atuam no campo da saúde, pelo poder de fazer valer sua visão de mundo, e como se define a posição ocupada pela enfermagem nesse espaço hierarquizado. Os sujeitos da pesquisa são professores dessas carreiras e especialmente professores e alunos de enfermagem. Os pontos de apoio para a interpretação dos dados situam-se principalmente na ideologia da profissão, na reprodução do sistema de ensino e no conceito de discriminação social. Discute-se ainda as implicações dos caminhos apontados pelos professores para uma melhor inserção da enfermagem na universidade, bem como a necessidade da construção de um projeto coletivo para sua valorização.
Resumen: This study is about the symbolic struggle which occurs in academia among the various agents operating in the health field over making their particular view of the world prevail, and over how to define the position occupied by the nursing profession in this hierarchized space. The subjects of the research are career teachers in the field, particularly nursing teachers and students. The points of support for interpreting the data lie mainly in the ideology of the profession, in the reprodution the teaching system and the concept of social discrimination. The implications of the paths recommended by the teachers for improving the position of nursing in the university is also dealt with, as well as the need to build a collective project to enhance its status.
L'objet de cette étude c'est la lutte symbolique qui se passe dans l'académie parmi les divers agents qui agissent dans le champ de la santé par le pouvoir de faire valoir leur vue du monde et comment on défine la position occupée par les soins infirmiers dans ce espace hiérarchisé. Les sujets de la recherche sont les professeurs de ces carrières et notamment les enseignantes et les élèves en soins infirmiers. Les points d' appui pour l' interprétation des données se situent surtout dans l'idéologie de la profession, la réproduction du sistème d'enseignement et le concept de discrimination sociale. On discute encore les implications des voies indiquées par les professeurs pour une meilleure inscription des soins infirmiers dans l'université ainsi que le besoin d'un projet collectif pour sa valorisation.
Materia: Enfermagem
Profissionais da saúde
Reconhecimento
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Programa: Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
Unidade de producción: Escola de Enfermagem Anna Nery
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 20-ene-1995
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Enfermagem

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
108312.pdf2.64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.