Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/10992
Tipo: Dissertação
Título: Análise sistêmico-documental e proposta de um sistema em C&T para a FINEP
Autor(es)/Inventor(es): Battaglia, Maria da Gloria Botelho
Orientador: Souza, Rosali Fernandez de
Coorientador: Pinheiro, Lena Vania Ribeiro
Resumo: Descrição do processo de reformulação da Area de Documentação da Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP, agencia de fomento em C & T, no conjunto de suas funções e atribuições, objetivando a criação de um Sistema de Informação e Recuperação de Documentos - SIRD. Para contextualizar a FINEP e suas necessidades informacionais, são construidos os cenários de desenvolvimento da atividade cientificano Brasil, da política governamental em C & T, e da política de informação, desde seu aparecimento. Paralelamente, são discutidas as relações entre informação e desenvolvimento e sistemas de informação. Discute-se, ainda, a relevancia da informacao gerada, tratada, recuperada e disseminada para o planejamento e a gestaotecnica e administrativa da política de C & T, no âmbito da FINEP. Em particular, evidencia-se a importância de colocar a disposição, a produção técnica contidanos relatórios de analise, especificações de produtos, descrição de maquinas e outros instrumentos que fazem parte do conjunto de fontes não convencionais desinformação. A luz deste conjunto de premissas e apresentado o Sistema de informações e Recuperação de Documentos - SIRD, desenvolvido com a finalidade de integraros Serviços de Protocolo, Arquivo Corrente, Arquivo Permanente, Biblioteca e Memória Técnico-Administrativa e Base de Dados de Projeto, como também, dotar a FINEP com uma estrutura de informações com base nos documentos formais que compõe os projetos de C & T e P & D encaminhados para FINEP, bem como os documentos não-formais produzidos internamente nas fases de analise e acompanhamento dos projetos - constituindo sua Memória Tecnica-Administrativa. O trabalho conclui com a proposta de vincular organicamente a Superintendência de Planejamento, o Sistema SIRD, para gerencia-lo internamente e ao mesmo tempo, integra-lo aos demais sistemas de C & T existentes no Brasil.
Resumo: This dissertation introduces a new proposition for the Area of Documentation of the FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, a public agency which fosters science and tecnology In order to present the new system for Infromation and recovery of documentation, basic Brazilian background are builded: the reconstitutionof the scientific activity; the governamental policy for S & T and the brazilianpolicy for information. Besides, the relationships between economic development,scientific activity, information and information system are discussed; moreover,the importance of generated, treated, recovered and diffused information to the planning and technical-administrative management of S & T policy. It is particularly empharized the recovering of the technical production referred in analysis reports, products specification, description of machines and other instruments that takes part of the set of non-conventional sources of information The information structure developed to FINEP aims to manage specific services - Protocol, Current and Permanent Archives, Library - and to construct a data basis ser for convencional documentation which encompasses the projects sent.
Palavras-chave: FINEP
Sistemas de informação
Ciência e tecnologia
Documentação
Recuperação da informação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA::TECNICAS DE RECUPERACAO DE INFORMACAO
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia
Data de publicação: 1992
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
276593.pdf34.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.