Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11030
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorResende, Andréia-
dc.contributor.authorBarbosa, Rômulo de Carvalho Moraes-
dc.date.accessioned2020-01-14T15:40:53Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:38Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.citationBARBOSA, Rômulo de Carvalho Moraes. Para compreender William Morris: entrelaçamentos de técnica e estética no design editorial. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11030-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMercado editorialpt_BR
dc.subjectHistória do livropt_BR
dc.subjectEditoraçãopt_BR
dc.titlePara compreender William Morris: entrelaçamentos de técnica e estética no design editorialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Feijó, Mário-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5152972526429719pt_BR
dc.contributor.referee2Castro, Paulo César-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4482415757591851pt_BR
dc.description.resumoInvestiga as mudanças propostas por William Morris no final do século XIX, especialmente no que se refere ao mercado editorial, para lidar com as ameaças da industrialização alinhada aos ideais capitalistas e com a sociedade burguesa da Inglaterra vitoriana. A partir de suas práticas criativas, Morris propõe que a editoração seja feita de forma a reintegrar os procedimentos técnicos de produção aos resultados estéticos buscados e que o livro seja pensado, ele próprio, como objeto de arte, e, assim, retoma princípios artesanais anteriores à invenção da prensa de Gutenberg. O caso de Morris marca, então, um ponto de inflexão na história do livro, que permite investigar respostas às pressões do capital nas formas de produção do livro e refletir sobre as private press, de outrora e de hoje.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBarbosa.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.