Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11030
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Para compreender William Morris: entrelaçamentos de técnica e estética no design editorial
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Rômulo de Carvalho Moraes
Advisor: Resende, Andréia
Abstract: Investiga as mudanças propostas por William Morris no final do século XIX, especialmente no que se refere ao mercado editorial, para lidar com as ameaças da industrialização alinhada aos ideais capitalistas e com a sociedade burguesa da Inglaterra vitoriana. A partir de suas práticas criativas, Morris propõe que a editoração seja feita de forma a reintegrar os procedimentos técnicos de produção aos resultados estéticos buscados e que o livro seja pensado, ele próprio, como objeto de arte, e, assim, retoma princípios artesanais anteriores à invenção da prensa de Gutenberg. O caso de Morris marca, então, um ponto de inflexão na história do livro, que permite investigar respostas às pressões do capital nas formas de produção do livro e refletir sobre as private press, de outrora e de hoje.
Keywords: Mercado editorial
História do livro
Editoração
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Rômulo de Carvalho Moraes. Para compreender William Morris: entrelaçamentos de técnica e estética no design editorial. 2018. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação – Habilitação em Produção Editorial) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Comunicação - Produção editorial

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RBarbosa.pdf2.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.