Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11035
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A jornada: um livro ilustrado sobre fé e hereditariedade, ambientado na folia de reis
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Rodrigo Augusto e
Orientador: Soares, Nair de Paula
Resumo: Esta monografia contém estudo sobre a construção de narrativas baseadas na relação texto/imagem, mais especificamente as relações presentes em livros ilustrados e quadrinhos, com intuito de embasar o processo de desenvolvimento do livro “A Jornada”. A apresentação de conceitos básicos referentes à temática da história também se tornou essencial à elucidação de simbolismos presentes no enredo, para tal é apresentada pesquisa sobre folia de reis. “A Jornada” é a materialização da intenção de registrar de forma lúdica e poética, aspectos particulares da vivência de um palhaço de Folia de Reis. Um registro que é construído a partir de duas óticas, a do autor do texto e Mestre Reiseiro Wellington Bokinha e a minha como ilustrador. Lançar mão das duas visões objetiva a elaboração de um produto embasado pela experiência de um agente diretamente envolvido com a Folia de Reis e um projeto gráfico coerente. Destaca-se que não há intenção de registrar ou decupar aspectos do processo criativo do autor do livro, somente apresentá-lo como parte importante do processo de desenvolvimento do objeto final.
Palavras-chave: Folia de Reis
Livro ilustrado
Reisado
Catolicismo popular
Festa religiosa
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Rodrigo Augusto e. A jornada: um livro ilustrado sobre fé e hereditariedade, ambientado na folia de reis. 2019. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RASilva.pdf35.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.