Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11070
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Caracterização comportamental dos autores de determinados crimes violentos a partir da análise da conduta realizada
Autor(es)/Inventor(es): Rodrigues, João Victor Santiago
Tutor: Massini, Nelson
Resumen: O tema do presente trabalho é a construção da caracterização comportamental dos autores de determinados crimes a partir da análise da conduta realizada quando do cometimento do crime. Através de dados obtidos pela criminalística, medicina legal, analise vitimológica depoimentos de vítima e testemunhas, entre outros; verificam-se as características que o autor da conduta possa possuir. E por meio da caracterização procede-se ao estreitamento da quantidade de suspeitos da investigação; pode ser utilizada como um elo inicial para a conexão entre crimes que sejam cometidos por um mesmo autor, criação de estratégias investigativas, etc.. Tal análise não tem como condão substituir uma investigação, tendo como meta apenas auxiliar seu correto desenvolvimento ao direcioná-la. Fala-se das ciências que formam a base da caracterização: a psicologia, no que tange à relação entre comportamento e personalidade; criminalística; medicina legal e psiquiatria forense. Fala-se também das limitações, finalidades, ética e critérios de eficácia da caracterização. As três principais escolas de caracterização também são estudadas: a Análise Criminal Investigativa, criada pela Polícia Federal dos Estados Unidos, que analisa dados forenses do crime e realiza comparações entre o caso presente e casos similares já resolvidos para criar a caracterização; Psicologia Investigativa, criada pelo psicólogo inglês David Canter, que analisa os aspectos psicológicos da conduta e também a caracterização geográfica, que a partir do estudo da localização dos crimes procura estabelecer a provável área na qual a base do autor se encontra e a análise comportamental dos indícios, criada pelo cientista forense Brent Turvey, que possui ênfase na análise da conduta a partir dos dados das perícias e outros do crime considerado em si mesmo, não procedendo a uma comparação com casos similares. E, finalmente, comenta-se a introdução, ainda que inicial, desta técnica no Brasil, através de entrevista com Ilana Casoy, pesquisadora de crimes violentos e do sistema SIMS da Secretaria de Segurança do Estado de São Paulo, coordenado por Dr. Túlio Khan, que aplica a caracterização geográfica.
Materia: Medicina Legal
Psiquiatria Forense
Caracterização Comportamental
Legal medicine
Forensic Psychiatry
Behavioral Profiling
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2008
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : RODRIGUES, João Victor Santiago. Caracterização comportamental dos autores de determinados crimes violentos a partir da análise da conduta realizada. 2008. 114 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JVSRodrigues.pdf1.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.