Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11083
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O manifesto da alegria: o carnaval de rua e seus reflexos na comunicação visual da cidade do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Lacerda, Haydée Lima
Tutor: Pires, Julie de Araujo
Resumen: O carnaval é uma festa que atravessa a estética dos espaços e do vestuário de quem circula na cidade, marcando o tempo emocional como um ciclo de início “legítimo” do ano para os brasileiros e, sobretudo, para os cariocas. A cor, o brilho e as formas são traduções atemporais de inumeráveis signos históricos e sua chegada distinta ressignifica as ruas e as roupas: a rua muda de cor e de função (onde havia carros indo e vindo, há foliões, alegorias, ambulantes, bandas e fanfarras) e o vestuário vira fantasia (tela de expressão ilimitada de cada ser humano). O ritual abre espaço para uma liberdade de experimentação da imagem infinito, e quase todos os códigos visuais (e sociais) são subvertidos durante 5 dias. Em meio a tamanha abundância de informação, as reações emocionais de pertencimento e identidade se manifestam: para fazer parte do folguedo é preciso vesti-lo. Esse trabalho propõe uma reflexão acerca das representações imagéticas identificadas no carnaval (essencialmente de rua) carioca hoje e suas influições como comunicação visual nas relações de emoção, identidade e construção cultural, através do espaço, do corpo e das fantasias, na cidade do Rio de Janeiro.
Materia: Carnaval
Comunicação visual
Identidade
Fantasia
Espaço urbano
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : LACERDA, Haydée Lima. O manifesto da alegria: o carnaval de rua e seus reflexos na comunicação visual da cidade do Rio de Janeiro. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Comunicação Visual Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
HLLacerda.pdf5.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.