Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11083
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O manifesto da alegria: o carnaval de rua e seus reflexos na comunicação visual da cidade do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Lacerda, Haydée Lima
Orientador: Pires, Julie de Araujo
Resumo: O carnaval é uma festa que atravessa a estética dos espaços e do vestuário de quem circula na cidade, marcando o tempo emocional como um ciclo de início “legítimo” do ano para os brasileiros e, sobretudo, para os cariocas. A cor, o brilho e as formas são traduções atemporais de inumeráveis signos históricos e sua chegada distinta ressignifica as ruas e as roupas: a rua muda de cor e de função (onde havia carros indo e vindo, há foliões, alegorias, ambulantes, bandas e fanfarras) e o vestuário vira fantasia (tela de expressão ilimitada de cada ser humano). O ritual abre espaço para uma liberdade de experimentação da imagem infinito, e quase todos os códigos visuais (e sociais) são subvertidos durante 5 dias. Em meio a tamanha abundância de informação, as reações emocionais de pertencimento e identidade se manifestam: para fazer parte do folguedo é preciso vesti-lo. Esse trabalho propõe uma reflexão acerca das representações imagéticas identificadas no carnaval (essencialmente de rua) carioca hoje e suas influições como comunicação visual nas relações de emoção, identidade e construção cultural, através do espaço, do corpo e das fantasias, na cidade do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: Carnaval
Comunicação visual
Identidade
Fantasia
Espaço urbano
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LACERDA, Haydée Lima. O manifesto da alegria: o carnaval de rua e seus reflexos na comunicação visual da cidade do Rio de Janeiro. 2019. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Visual - Design) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Comunicação Visual Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HLLacerda.pdf5.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.