Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/11112
Tipo: | Dissertação |
Título: | Abordagem investigativa da digestão e alimentação com estudantes do ensino médio |
Título(s) alternativo(s): | Investigative approach to digestion and feeding with high school students |
Autor(es)/Inventor(es): | Gomes, Maria Angélica Muniz |
Orientador: | Braga, Carolina Alvares da Cunha de Azeredo |
Resumo: | Observando a necessidade de contextualizar conceitos relacionados ao funcionamento do sistema digestório humano e à educação alimentar, foi produzida uma sequência didática com atividades investigativas sobre alimentação e digestão. Os objetivos desta ferramenta didática são abordar e difundir estes temas entre os alunos do Ensino Médio através de tarefas investigativas, conscientizar sobre a importância de uma alimentação adequada e gerar reflexão sobre saúde e alimentação, além de auxiliar no aprendizado do sistema digestório. A sequência didática proporcionou mais estímulo aos alunos e resultou em mais interesse, dedicação e satisfação, contribuindo na construção do conhecimento sobre os temas propostos. É imprescindível que se discuta sobre alimentação saudável com os estudantes de forma mais contextualizada e eficaz, a fim de que os alunos compreendam que os resultados de uma mudança alimentar serão vistos em vários aspectos de suas vidas. O produto desenvolvido neste estudo oferece aos alunos um conhecimento sobre alimentação e digestão que possibilita escolhas alimentares responsáveis. |
Resumo: | This work observed the need to contextualize concepts related to the functioning of the human digestive system and to food education, a didactic sequence was produced with investigative activities about nutrition and digestion. The objectives of this didactic tool are to approach and disseminate these themes among the students of High School through investigative tasks, raise awareness about the importance of adequate nutrition and generate reflection on health and nutrition, as well as assisting in learning the digestive system. The didactic sequence provided more encouragement to the students and resulted in more interest, dedication and satisfaction, contributing to the construction of knowledge about the proposed topics. It is imperative to discuss healthy eating with students in a more contextual and effective way so that students understand that the results of a food change will be seen in various aspects of their lives. The product developed in this study offers students a knowledge about food and digestion that enables responsible food choices. |
Palavras-chave: | Alimentação saudável Healthy diet Atividade investigativa Investigative activity Digestão Digestion Sequência Didática Didactic Sequence |
Assunto CNPq: | Fisiologia da digestão |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia em Rede Nacional |
Unidade produtora: | Campus Duque de Caxias Professor Geraldo Cidade |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 7-Jul-2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | GOMES, Maria Angélica Muniz. Abordagem investigativa da digestão e alimentação com estudantes do ensino médio. 2019. 65 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, 2019. |
Aparece nas coleções: | Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
888491.pdf | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.