Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11124
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A influência da cultura institucional e seus reflexos no processo decisório brasileiro: uma análise abrangente dos contornos do corporativismo nas esferas de poder do estado
Autor(es)/Inventor(es): Smarzaro, Andressa Borges
Orientador: Gomes, Fabiano Soares
Coorientador: Sonkajärvi, Hanna Helena
Resumo: O debate a respeito dos contornos do corporativismo no cenário político e jurídico nacional tem gerado uma preocupação específica quanto às decisões institucionalizadas e desprendidas do propósito buscado na legislação, compreendida esta como expressão da deliberação democrática e representativa. A frontal violação do texto normativo tem ocorrido até mesmo em prejuízo à própria normatividade constitucional, e isto inclusive em relação àqueles que supostamente deveriam defendê-la. Nesse contexto, então, busca-se identificar a problemática desta cultura através de casos concretos e recentes que demonstram a existência do fenômeno, a fim de tentar entender o que pode ser e o que vem sendo feito para remediar esta disfunção pouco republicana da dinâmica institucional brasileira.
Palavras-chave: Instituições públicas
Cultura institucional
Corporativismo
Processo decisório
Texto normativo
Poder público
Democracia
Public institutions
Institutional culture
Corporativism
Decision-making process
Legal normativity
State
Democracy
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SMARZARO, Andressa Borges. A influência da cultura institucional e seus reflexos no processo decisório brasileiro: uma análise abrangente dos contornos do corporativismo nas esferas de poder do estado. 2019. 100 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ABSmarzaro.pdf678.9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.