Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11141
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Isabel e Fernanda: as vozes de uma empregada doméstica e de uma diarista
Autor(es)/Inventor(es): Pinho, Alice Martins
Orientador: Mesquita, Carolina Pereira Lins
Resumo: Trata-se de um estudo sobre a vida de duas mulheres trabalhadoras domésticas: Isabel, empregada doméstica, e Fernanda, diarista. Tendo em vista que o trabalho doméstico, que é de crucial importância para o desenvolvimento das sociedades capitalistas (Federici, 2017), é posto, historicamente, à margem tanto pela sociedade quanto pelo ordenamento jurídico brasileiro, o objetivo da presente pesquisa é tanto dar visibilidade a um ofício há muito relegado ao preconceito e ao esquecimento, quanto conferir a ele o olhar de essencialidade e decência que todos os trabalhos possuem (Mesquita, 2012). O método empregado foi a escuta de histórias de vida obtidas por meio de relatos orais, realizado no formato de entrevistas despadronizadas. A partir de referenciais teóricos que descrevem experiências pessoais e diretas com os seus objetos de estudo (Velho, 2012; Brites, 2000, 2007), foi possível realizar a presente pesquisa com pessoas consideradas próximas. A partir disso, tanto as limitações e impasses, como os complexos resultados advindos desses desafios são aqui expostos. Tendo em vista o conceito de “nova história”, a qual surge como reação à história tradicional, que se preocupa com “a história vista de baixo”, isto é, com as opiniões das pessoas comuns e com sua experiência da mudança social (Burke, 1992), a análise dos relatos orais das entrevistadas traz uma nova percepção acerca de suas vidas cotidianas e de seus trabalhos domésticos. Através da escuta das vozes dessas mulheres, foi verificado que suas escolhas não se deram única e exclusivamente devido a suas classes sociais, embora esse tenha sido de fato um fator influenciador. Foi constatada a autonomia que elas possuem em suas vidas e profissões. Seus relatos, corroborando o que a nova história aponta, trazem pontos de vista e resultados que, as vezes se assemelham e, as vezes se diferem, do paradigma tradicional, isto é, da “a visão do senso comum da história”.
Palavras-chave: Empregada doméstica
Diarista
Histórias de vida
Trabalho
Housekeeper
Maid
Life stories
Job
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PINHO, Alice Martins. Isabel e Fernanda: as vozes de uma empregada doméstica e de uma diarista. 2019. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMPinho.pdf458.67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.