Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11151
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Novas perspectivas sobre o fenômeno da alienação parental: a eficiência da guarda compartilhada como mecanismo de prevenção
Autor(es)/Inventor(es): Coelho, Beatriz Grosso Gonçalves
Tutor: Konder, Cíntia Muniz de Souza
Resumen: A presente pesquisa tem o objetivo de verificar se a guarda compartilhada é um mecanismo capaz de inibir ou minimizar os efeitos da alienação parental e se deve ser adotada como solução padrão, tendo em vista o relativo consenso por parte da doutrina e a crescente judicialização das disfuncionalidades familiares. Também tem o intuito de verificar a influência da teoria de Gardner no desenvolvimento de um senso comum em torno da questão. A partir disso, foi realizada uma análise crítica dos institutos e de precedentes judiciais, abordando alguns debates doutrinários atuais envolvendo a alienação parental e a guarda compartilhada que questionam a cientificidade desse consenso devido à ausência de evidências empíricas na literatura especializada.
Materia: Direito de família
Alienação parental
Guarda compartilhada
Direito civil-constitucional
Family right
Parental alienation
Shared custody
Civil-constitutional law
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO CIVIL
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : COELHO, Beatriz Grosso Gonçalves. Novas perspectivas sobre o fenômeno da alienação parental: a eficiência da guarda compartilhada como mecanismo de prevenção. 2019. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BGGCoelho.pdf619.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.