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http://hdl.handle.net/11422/11277
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Berner, Vanessa Oliveira Batista | - |
dc.contributor.author | Silva, Janaína Bento | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-10T15:12:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Janaína Bento. “E se jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti?”: Arte, censura e direitos humanos no Brasil. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11277 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Liberdade de expressão | pt_BR |
dc.subject | Arte | pt_BR |
dc.subject | Direitos humanos | pt_BR |
dc.subject | Censura | pt_BR |
dc.title | “E se jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti?”: Arte, censura e direitos humanos no Brasil | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1452471636248504 | pt_BR |
dc.description.resumo | A pesquisa investiga a liberdade de expressão artística no ordenamento jurídico brasileiro, a partir do estudo da Constituição Federal, de jurisprudências do Supremo Tribunal Federal sobre o tema e de análise da peça de teatro “O Evangelho segundo Jesus, rainha do céu”. No monólogo, Jesus é interpretado pela atriz travesti, Renata Carvalho, em uma perspectiva contemporânea e em diversas cidades brasileiras, de 2016 à 2019, o espetáculo encontrou resistência para se apresentar, inclusive em razão de decisões judiciais que impediram sua exibição. O objetivo do trabalho é responder se ocorreu censura nos casos em que a peça foi proibida, de modo a ser violada a Constituição. Ademais, pela revisão bibliográfica centrada na obra de Joaquín Herrera Flores e na teoria crítica de direitos humanos, busca-se compreender a arte como instrumento de luta por emancipação social e como o espetáculo reivindica a dignidade e representatividade das pessoas transgênero. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
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