Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11277
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : “E se jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti?”: Arte, censura e direitos humanos no Brasil
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Janaína Bento
Tutor: Berner, Vanessa Oliveira Batista
Resumen: A pesquisa investiga a liberdade de expressão artística no ordenamento jurídico brasileiro, a partir do estudo da Constituição Federal, de jurisprudências do Supremo Tribunal Federal sobre o tema e de análise da peça de teatro “O Evangelho segundo Jesus, rainha do céu”. No monólogo, Jesus é interpretado pela atriz travesti, Renata Carvalho, em uma perspectiva contemporânea e em diversas cidades brasileiras, de 2016 à 2019, o espetáculo encontrou resistência para se apresentar, inclusive em razão de decisões judiciais que impediram sua exibição. O objetivo do trabalho é responder se ocorreu censura nos casos em que a peça foi proibida, de modo a ser violada a Constituição. Ademais, pela revisão bibliográfica centrada na obra de Joaquín Herrera Flores e na teoria crítica de direitos humanos, busca-se compreender a arte como instrumento de luta por emancipação social e como o espetáculo reivindica a dignidade e representatividade das pessoas transgênero.
Materia: Liberdade de expressão
Arte
Direitos humanos
Censura
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO INTERNACIONAL PUBLICO
Unidade de producción: Faculdade Nacional de Direito
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : SILVA, Janaína Bento. “E se jesus voltasse nos dias de hoje como uma travesti?”: Arte, censura e direitos humanos no Brasil. 2019. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: Direito

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
JBSilva.pdf422.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.