Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11294
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Paula Karoline de
Tutor: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Resumen: As obras de Eliseu Visconti, especificamente suas pinturas de nus femininos realizadas no final do século XIX na França, são o objeto dessa pesquisa. O trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo abordamos a vinda de Visconti para o Brasil, sua formação acadêmica no Rio de Janeiro e suas realizações como aluno até ser laureado com o prêmio de viagem à Europa em 1892. No segundo capítulo tratamos do nu feminino na arte no final do século XIX, expondo a complexidade desse período no qual se observa uma abundante produção artística de nus femininos, ao mesmo tempo em que as mulheres enfrentavam as limitações impostas por uma sociedade patriarcal. No terceiro e último capítulo analisamos alguns nus de Visconti comparando-os com obras similares de seus contemporâneos. Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto Eliseu Visconti foi original e brilhante em suas escolhas artísticas.
Materia: Eliseu Visconti
Pintura
Nu feminino
Erotismo
Final do século XIX
Materia CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade de producción: Escola de Belas Artes
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Citación : CARVALHO, Paula Karoline de. Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece en las colecciones: História da Arte

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
PKCarvalho.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.