Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11294
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX
Autor(es)/Inventor(es): Carvalho, Paula Karoline de
Orientador: Cavalcanti, Ana Maria Tavares
Resumo: As obras de Eliseu Visconti, especificamente suas pinturas de nus femininos realizadas no final do século XIX na França, são o objeto dessa pesquisa. O trabalho está organizado em três capítulos. No primeiro capítulo abordamos a vinda de Visconti para o Brasil, sua formação acadêmica no Rio de Janeiro e suas realizações como aluno até ser laureado com o prêmio de viagem à Europa em 1892. No segundo capítulo tratamos do nu feminino na arte no final do século XIX, expondo a complexidade desse período no qual se observa uma abundante produção artística de nus femininos, ao mesmo tempo em que as mulheres enfrentavam as limitações impostas por uma sociedade patriarcal. No terceiro e último capítulo analisamos alguns nus de Visconti comparando-os com obras similares de seus contemporâneos. Com este trabalho pretendemos mostrar o quanto Eliseu Visconti foi original e brilhante em suas escolhas artísticas.
Palavras-chave: Eliseu Visconti
Pintura
Nu feminino
Erotismo
Final do século XIX
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CARVALHO, Paula Karoline de. Eliseu Visconti e as pinturas de nu feminino no final do século XIX. 2019. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PKCarvalho.pdf1.32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.