Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11323
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Assédio moral contra mulher no ambiente de trabalho e o empoderamento como ferramenta de defesa
Autor(es)/Inventor(es): Pedroza, Camilla Fernanda Siqueira
Orientador: Garcia, Ivan Simões
Resumo: O tema desta monografia aborda o assédio moral sofrido pelas mulheres no ambiente de trabalho e o empoderamento como ferramenta de defesa e como alternativa de sua superação. A delimitação notabiliza a análise do assédio moral, com o objetivo de verificar as responsabilidades pertinentes ao empregador e aos envolvidos no assédio, pelos efetivos danos causados às vítimas, em específico, de gênero feminino. A problemática deste trabalho objetiva analisar indagações a respeito do assédio moral no ambiente de trabalho, especialmente no que se refere ao gênero feminino, procurando, através de pesquisas de literatura, elucidar questões a respeito do referido fenômeno, bem como, demonstrar situações que possibilitam a ocorrência do assédio, e as consequências por ele trazidas. A pesquisa possui como objetivo geral, analisar as relações de trabalho demonstrando a importância da inserção e valorização da mulher no mercado de trabalho. De modo especifico, objetiva estudar a historicidade, nos âmbitos internacional e nacional, das relações de gênero, das relações humanas e da participação da mulher no mercado de trabalho.O assédio moral é matéria de grande importância no contexto atual, momento em que a sociedade atravessa um cenário de mudanças comportamentais, que partem de um mundo globalizado e extremamente competitivo, onde os empregadores objetivam, acima de tudo, à produtividade, o lucro, desprezando o capital humano, muitas vezes ferindo o princípio da dignidade da pessoa humana.Além disso, traz as práticas laborais nocivas e o patriarcalismo, como um debate necessário, e por fim tratará das políticas de empoderamento feminino no ambiente de trabalho: materialização da igualdade de gênero. Diante disso, tratar a questão de gênero, bem como, o empoderamento feminino é essencial, visto que muitas mulheres ainda não são conhecedoras de seus direitos, permanecendo inertes diante das situações de assédio nas relações desiguais no âmbito trabalhista e organizacional.
Palavras-chave: Assédio Moral
Direito do Trabalho
Descriminação de Gênero
Feminismo
Igualdade
Empoderamento Feminino
Violência moral no trabalho
Tortura psicológica
Dano Moral
Moral Harassment
Labor Law
Gender Discrimination
Female Empowerment
Moral Violence at Work
Moral Damage
Psychological torture
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Unidade produtora: Faculdade Nacional de Direito
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: PEDROZA, Camilla Fernanda Siqueira. Assédio moral contra mulher no ambiente de trabalho e o empoderamento como ferramenta de defesa. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CFSPedroza.pdf373.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.