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dc.contributor.advisorVenâncio Filho, Paulo-
dc.contributor.authorRocha, Andressa da Conceição-
dc.date.accessioned2020-02-19T14:12:44Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:52Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationROCHA, Andressa da Conceição. Legado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencial. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11379-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAntropofagiapt_BR
dc.subjectModernismopt_BR
dc.subjectArte modernapt_BR
dc.subjectArte negrapt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.titleLegado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8834685513728990pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é uma análise acerca da elaboração da antropofagia como uma teoria cultural brasileira por excelência e das contradições inerentes a essa operação conceitual formulada por uma elite intelectual paulista. Nesse contexto, ressaltam-se os Manifestos escritos por Oswald de Andrade e a obra da artista Tarsila do Amaral como linguagens fundamentais no projeto modernista elaborado, o qual reitera a dinâmica social colonial baseada no racismo enquanto regime discursivo. Por fim, situa-se a obra do artista Rubem Valentim como o impulso de uma arte antropofágica que retoma a identidade nacional como questão em uma dimensão descolonizadora e a série de mapas do artista Jaime Lauriano enquanto uma inflexão crítica diferencial em virtude da tentativa de entender a construção simbólica do Brasil, a violência que permeia os processos históricos e a utilização da pemba na formalização desse revisionismo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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