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http://hdl.handle.net/11422/11379
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Venâncio Filho, Paulo | - |
dc.contributor.author | Rocha, Andressa da Conceição | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T14:12:44Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:52Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Andressa da Conceição. Legado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencial. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11379 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Antropofagia | pt_BR |
dc.subject | Modernismo | pt_BR |
dc.subject | Arte moderna | pt_BR |
dc.subject | Arte negra | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.title | Legado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencial | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8834685513728990 | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é uma análise acerca da elaboração da antropofagia como uma teoria cultural brasileira por excelência e das contradições inerentes a essa operação conceitual formulada por uma elite intelectual paulista. Nesse contexto, ressaltam-se os Manifestos escritos por Oswald de Andrade e a obra da artista Tarsila do Amaral como linguagens fundamentais no projeto modernista elaborado, o qual reitera a dinâmica social colonial baseada no racismo enquanto regime discursivo. Por fim, situa-se a obra do artista Rubem Valentim como o impulso de uma arte antropofágica que retoma a identidade nacional como questão em uma dimensão descolonizadora e a série de mapas do artista Jaime Lauriano enquanto uma inflexão crítica diferencial em virtude da tentativa de entender a construção simbólica do Brasil, a violência que permeia os processos históricos e a utilização da pemba na formalização desse revisionismo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Escola de Belas Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | História da Arte |
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