Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11379
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Legado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencial
Autor(es)/Inventor(es): Rocha, Andressa da Conceição
Orientador: Venâncio Filho, Paulo
Resumo: Esta pesquisa é uma análise acerca da elaboração da antropofagia como uma teoria cultural brasileira por excelência e das contradições inerentes a essa operação conceitual formulada por uma elite intelectual paulista. Nesse contexto, ressaltam-se os Manifestos escritos por Oswald de Andrade e a obra da artista Tarsila do Amaral como linguagens fundamentais no projeto modernista elaborado, o qual reitera a dinâmica social colonial baseada no racismo enquanto regime discursivo. Por fim, situa-se a obra do artista Rubem Valentim como o impulso de uma arte antropofágica que retoma a identidade nacional como questão em uma dimensão descolonizadora e a série de mapas do artista Jaime Lauriano enquanto uma inflexão crítica diferencial em virtude da tentativa de entender a construção simbólica do Brasil, a violência que permeia os processos históricos e a utilização da pemba na formalização desse revisionismo.
Palavras-chave: Antropofagia
Modernismo
Arte moderna
Arte negra
Arte contemporânea
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ROCHA, Andressa da Conceição. Legado antropofágico no fim do projeto moderno: continuidade e inflexão diferencial. 2019. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
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