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dc.contributor.advisorPfeil, Michèle Schubert-
dc.contributor.authorCuri, Arthur Peixoto-
dc.date.accessioned2020-03-05T11:39:54Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:53Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11401-
dc.description.abstractThis work investigates different methods to theoretical and physical modelling of a cable-stayed bridge, with the purpose of estimating its dynamic response under turbulent wind action. A theoretical-computational model was built and undergone to different kinds of loads – static and dynamic – considering wind flow conditions that represent the bridge’s site. The calculation of the loads applied on the theoreticalcomputational model, as well as the theoretical-experimental comparison of the responses in terms of accelerations and displacements were based on wind tunnel tests data, taken from a sectional model of the bridge deck and a full 3D aeroelastic model. Correlation between results enabled the validation of the full bridge aerodynamic analysis theory and the estimation method of the bridge deck response.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise dinâmicapt_BR
dc.subjectAerodinâmica estruturalpt_BR
dc.subjectPontes estaiadaspt_BR
dc.titleComparação teórico-experimental do comportamento dinâmico de uma ponte estaiada sob ação de vento turbulentopt_BR
dc.title.alternativeComparison between theoretical and experimental approaches on the dynamic behaviour of a cable-stayed bridge under turbulent wind actionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9376514233715653pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2317505683905648pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Battista, Ronaldo Carvalho-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5730040432280075pt_BR
dc.contributor.referee1Loredo-Souza, Acir Mércio-
dc.contributor.referee2Rocha, Marcelo Maia-
dc.description.resumoEste trabalho investiga diferentes ferramentas de modelagem teórica e física de uma ponte estaiada, com o intuito de estimar sua resposta dinâmica sob ação de vento turbulento. Um modelo numérico-computacional da ponte foi construído e submetido a diferentes tipos de carregamento – estáticos e dinâmicos – considerando as condições de escoamento representativas do vento no local da obra. O cálculo das forças aplicadas sobre o modelo numérico-computacional e a comparação teórico-experimental dos resultados em termos de acelerações e deslocamentos foram conduzidos com base em resultados de ensaios em túnel de vento, obtidos de um modelo seccional do tabuleiro da ponte e de um modelo físico aeroelástico completo. A correlação dos resultados permitiu validar a formulação teórica de análise aerodinâmica da ponte completa e o método de estimativa de resposta do tabuleiropt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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