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http://hdl.handle.net/11422/11401
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.advisor | Pfeil, Michèle Schubert | - |
dc.contributor.author | Curi, Arthur Peixoto | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T11:39:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:06:53Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11401 | - |
dc.description.abstract | This work investigates different methods to theoretical and physical modelling of a cable-stayed bridge, with the purpose of estimating its dynamic response under turbulent wind action. A theoretical-computational model was built and undergone to different kinds of loads – static and dynamic – considering wind flow conditions that represent the bridge’s site. The calculation of the loads applied on the theoreticalcomputational model, as well as the theoretical-experimental comparison of the responses in terms of accelerations and displacements were based on wind tunnel tests data, taken from a sectional model of the bridge deck and a full 3D aeroelastic model. Correlation between results enabled the validation of the full bridge aerodynamic analysis theory and the estimation method of the bridge deck response. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise dinâmica | pt_BR |
dc.subject | Aerodinâmica estrutural | pt_BR |
dc.subject | Pontes estaiadas | pt_BR |
dc.title | Comparação teórico-experimental do comportamento dinâmico de uma ponte estaiada sob ação de vento turbulento | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparison between theoretical and experimental approaches on the dynamic behaviour of a cable-stayed bridge under turbulent wind action | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9376514233715653 | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2317505683905648 | pt_BR |
dc.contributor.advisorCo1 | Battista, Ronaldo Carvalho | - |
dc.contributor.advisorCo1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5730040432280075 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Loredo-Souza, Acir Mércio | - |
dc.contributor.referee2 | Rocha, Marcelo Maia | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga diferentes ferramentas de modelagem teórica e física de uma ponte estaiada, com o intuito de estimar sua resposta dinâmica sob ação de vento turbulento. Um modelo numérico-computacional da ponte foi construído e submetido a diferentes tipos de carregamento – estáticos e dinâmicos – considerando as condições de escoamento representativas do vento no local da obra. O cálculo das forças aplicadas sobre o modelo numérico-computacional e a comparação teórico-experimental dos resultados em termos de acelerações e deslocamentos foram conduzidos com base em resultados de ensaios em túnel de vento, obtidos de um modelo seccional do tabuleiro da ponte e de um modelo físico aeroelástico completo. A correlação dos resultados permitiu validar a formulação teórica de análise aerodinâmica da ponte completa e o método de estimativa de resposta do tabuleiro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Engenharia Civil |
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