Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11401
Especie: Dissertação
Título : Comparação teórico-experimental do comportamento dinâmico de uma ponte estaiada sob ação de vento turbulento
Otros títulos: Comparison between theoretical and experimental approaches on the dynamic behaviour of a cable-stayed bridge under turbulent wind action
Autor(es)/Inventor(es): Curi, Arthur Peixoto
Tutor: Pfeil, Michèle Schubert
Tutor : Battista, Ronaldo Carvalho
Resumen: Este trabalho investiga diferentes ferramentas de modelagem teórica e física de uma ponte estaiada, com o intuito de estimar sua resposta dinâmica sob ação de vento turbulento. Um modelo numérico-computacional da ponte foi construído e submetido a diferentes tipos de carregamento – estáticos e dinâmicos – considerando as condições de escoamento representativas do vento no local da obra. O cálculo das forças aplicadas sobre o modelo numérico-computacional e a comparação teórico-experimental dos resultados em termos de acelerações e deslocamentos foram conduzidos com base em resultados de ensaios em túnel de vento, obtidos de um modelo seccional do tabuleiro da ponte e de um modelo físico aeroelástico completo. A correlação dos resultados permitiu validar a formulação teórica de análise aerodinâmica da ponte completa e o método de estimativa de resposta do tabuleiro
Resumen: This work investigates different methods to theoretical and physical modelling of a cable-stayed bridge, with the purpose of estimating its dynamic response under turbulent wind action. A theoretical-computational model was built and undergone to different kinds of loads – static and dynamic – considering wind flow conditions that represent the bridge’s site. The calculation of the loads applied on the theoreticalcomputational model, as well as the theoretical-experimental comparison of the responses in terms of accelerations and displacements were based on wind tunnel tests data, taken from a sectional model of the bridge deck and a full 3D aeroelastic model. Correlation between results enabled the validation of the full bridge aerodynamic analysis theory and the estimation method of the bridge deck response.
Materia: Análise dinâmica
Aerodinâmica estrutural
Pontes estaiadas
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Programa: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
Unidade de producción: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: abr-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Civil

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
ArthurPeixotoCuri.pdf4.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.