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http://hdl.handle.net/11422/11401
Tipo: | Dissertação |
Título: | Comparação teórico-experimental do comportamento dinâmico de uma ponte estaiada sob ação de vento turbulento |
Título(s) alternativo(s): | Comparison between theoretical and experimental approaches on the dynamic behaviour of a cable-stayed bridge under turbulent wind action |
Autor(es)/Inventor(es): | Curi, Arthur Peixoto |
Orientador: | Pfeil, Michèle Schubert |
Coorientador: | Battista, Ronaldo Carvalho |
Resumo: | Este trabalho investiga diferentes ferramentas de modelagem teórica e física de uma ponte estaiada, com o intuito de estimar sua resposta dinâmica sob ação de vento turbulento. Um modelo numérico-computacional da ponte foi construído e submetido a diferentes tipos de carregamento – estáticos e dinâmicos – considerando as condições de escoamento representativas do vento no local da obra. O cálculo das forças aplicadas sobre o modelo numérico-computacional e a comparação teórico-experimental dos resultados em termos de acelerações e deslocamentos foram conduzidos com base em resultados de ensaios em túnel de vento, obtidos de um modelo seccional do tabuleiro da ponte e de um modelo físico aeroelástico completo. A correlação dos resultados permitiu validar a formulação teórica de análise aerodinâmica da ponte completa e o método de estimativa de resposta do tabuleiro |
Resumo: | This work investigates different methods to theoretical and physical modelling of a cable-stayed bridge, with the purpose of estimating its dynamic response under turbulent wind action. A theoretical-computational model was built and undergone to different kinds of loads – static and dynamic – considering wind flow conditions that represent the bridge’s site. The calculation of the loads applied on the theoreticalcomputational model, as well as the theoretical-experimental comparison of the responses in terms of accelerations and displacements were based on wind tunnel tests data, taken from a sectional model of the bridge deck and a full 3D aeroelastic model. Correlation between results enabled the validation of the full bridge aerodynamic analysis theory and the estimation method of the bridge deck response. |
Palavras-chave: | Análise dinâmica Aerodinâmica estrutural Pontes estaiadas |
Assunto CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil |
Unidade produtora: | Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2018 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Engenharia Civil |
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