Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11434
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A semana de Arte Moderna de 1922 e a Exposición de Arte Nuevo de 1927: contexto histórico e social da arte moderna no Brasil e em Cuba
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Ariadny Lorrainy da
Orientador: Corrêa, Patricia Leal Azevedo
Resumo: O presente trabalho aborda o contexto histórico e social da formação da arte moderna no Brasil e em Cuba, a partir da constatação da presença de aspectos semelhantes entre esses processos nos dois países. Com essa finalidade, ressaltam-se os acontecimentos e contextos que influenciaram o cenário artístico durante a transição entre os séculos XIX e XX, que viabilizaram a Semana de Arte Moderna de 1922, no Brasil, e a Exposición de Arte Nuevo de 1927, em Cuba. Tais eventos alcançaram grande relevância para a compreensão das novas produções de arte e suas relações com os discursos modernistas da identidade nacional, tais como as questões da brasilidade e da cubanía.
Palavras-chave: Arte moderna
Brasil
Cuba
Contexto histórico
Contexto social
Assunto CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE
Unidade produtora: Escola de Belas Artes
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SILVA, Ariadny Lorrainy da. A semana de Arte Moderna de 1922 e a Exposición de Arte Nuevo de 1927: contexto histórico e social da arte moderna no Brasil e em Cuba. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Aparece nas coleções:História da Arte

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALSilva.pdf421.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.