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http://hdl.handle.net/11422/11434
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A semana de Arte Moderna de 1922 e a Exposición de Arte Nuevo de 1927: contexto histórico e social da arte moderna no Brasil e em Cuba |
Autor(es)/Inventor(es): | Silva, Ariadny Lorrainy da |
Orientador: | Corrêa, Patricia Leal Azevedo |
Resumo: | O presente trabalho aborda o contexto histórico e social da formação da arte moderna no Brasil e em Cuba, a partir da constatação da presença de aspectos semelhantes entre esses processos nos dois países. Com essa finalidade, ressaltam-se os acontecimentos e contextos que influenciaram o cenário artístico durante a transição entre os séculos XIX e XX, que viabilizaram a Semana de Arte Moderna de 1922, no Brasil, e a Exposición de Arte Nuevo de 1927, em Cuba. Tais eventos alcançaram grande relevância para a compreensão das novas produções de arte e suas relações com os discursos modernistas da identidade nacional, tais como as questões da brasilidade e da cubanía. |
Palavras-chave: | Arte moderna Brasil Cuba Contexto histórico Contexto social |
Assunto CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTE |
Unidade produtora: | Escola de Belas Artes |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | 2019 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Citação: | SILVA, Ariadny Lorrainy da. A semana de Arte Moderna de 1922 e a Exposición de Arte Nuevo de 1927: contexto histórico e social da arte moderna no Brasil e em Cuba. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Aparece nas coleções: | História da Arte |
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