Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11490
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estudo do impacto ambiental sonoro da aviação regular em grandes aeroportos com ênfase no Aeroporto Internacional Tom Jobim - Galeão
Autor(es)/Inventor(es): Pixinine, Thaísa Loureiro
Orientador: Slama, Jules Ghislain
Resumo: Estuda o impacto sonoro ambiental que a aviação regular vem causando em grandes aeroportos e em seus entornos. Estudaremos em específico o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, que está localizado na cidade do Rio de Janeiro. A escolha deste aeroporto foi feita pelo fato dele estar situado na cidade com a maior visibilidade pelos próximos três anos, devido aos grandes eventos que ela receberá. A escolha também foi pautada pelo fato do GIG (Galeão – como também é conhecido) ser o segundo maior aeroporto em fluxo de passageiros e número de voos perdendo apenas para o Aeroporto de Guarulhos (SP), porém em tamanho de pista ele é o maior do Brasil. O interesse dessas análises cresce ainda mais pelo fato de que obras de expansão dos Terminais vêm sendo feitas para possibilitar ainda mais voos e passageiros para a cidade e também para suportar parte da demanda que será enviada do Aeroporto Santos Dumont. Com o objetivo que estas obras não sejam apenas para beneficiar poucos e de fato sirvam como um avanço para a cidade se fez necessário analisar os impactos que hoje com um menor fluxo já vem causando transtornos no entorno do aeroporto.
Palavras-chave: Aeroportos
Ruído dos transportes
Impactos ambientais
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::FENOMENOS DE TRANSPORTE
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Ago-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10008642.pdf3.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.