Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11548
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Governança de ativos em ecossistemas de software na biblioteca Brechó
Autor(es)/Inventor(es): Rios, Leonardo Antunes dos
Tutor: Werner, Cláudia Maria Lima
Tutor : Santos, Rodrigo Pereira dos
Resumen: Entre as várias formas de desenvolver software, geralmente utiliza-se a metodologia de dividir um problema grande em partes menores, denominadas módulos, facilitando o seu entendimento e diminuindo a complexidade inicial. Cada módulo pode ser chamado de componente ou serviço, tendo por característica básica o caráter autocontido. Muitos dos sistemas, entretanto, possuem o mesmo domínio de conhecimento, formando um nicho de mercado ou ecossistema de software, os quais organizam soluções para um problema conhecido através do incentivo à prática de reutilizar componentes e serviços desenvolvidos, além de fornecer uma tecnologia de software central que permita o desenvolvimento e reutilização de aplicações. Para que seja possível reutilizar esses produtos, é necessário que eles estejam armazenados em algum lugar e que as suas informações básicas de utilização e funcionalidade estejam disponíveis. Com a criação dos ecossistemas, as organizações fornecedoras neles inseridas disputam o mercado entre si, o que requer maior controle sobre seus produtos. Da mesma forma, faz-se necessário que as organizações consumidoras de tais produtos tenham um controle sobre quais produtos estão utilizando e suas respectivas permissões de uso. Este trabalho tem por objetivo adaptar uma biblioteca de componentes e serviços de software para que esta possa funcionar como uma ferramenta de governança baseada na gerência de produtos adquiridos na forma de componentes, serviços e aplicações por uma organização, produtos estes chamados de ativos de software. Com esta adaptação, vislumbra-se que a biblioteca seja capaz de informar os ativos e seus fornecedores, a sua frequência de uso interno à organização, bem como a quantidade de permissões de uso (i.e., licenças) que a organização possui sobre cada ativo.
Materia: Desenvolvimento de software
Reúso de software
Sistemas de informação gerencial
Governança
Materia CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::ELETRONICA INDUSTRIAL, SISTEMAS E CONTROLES ELETRONICOS::CONTROLE DE PROCESSOS ELETRONICOS, RETROALIMENTACAO
Unidade de producción: Escola Politécnica
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2013
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Engenharia Eletrônica e de Computação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
monopoli10009097.pdf3.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.