Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1166
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Entre o jornalismo e a literatura: a cobertura do massacre na escola municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro pelo jornal Extra
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Bruno Dias
Advisor: Travancas, Isabel Siqueira
Abstract: Discute as possíveis intersecções entre o jornalismo e a literatura através da análise de um conjunto de reportagens do jornal Extra, sobre o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. Pretende-se com esta pesquisa investigar quais os recursos literários que poderiam ser utilizados no texto jornalístico de forma a enriquecê-lo. O debate acerca do uso desses elementos textuais é apoiado em um referencial teórico sobre os limites e as semelhanças entre a linguagem jornalística e literária. Assim sendo, as análises do jornal Extra revelam que a separação entre a literatura e o jornalismo é feita por uma linha tênue. O jornalista pode utilizar recursos literários para compor reportagens mais contextualizadas e abrangentes.
Keywords: Jornalismo
Jornal Extra
Literatura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 7-Dec-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Bruno Dias. Entre o jornalismo e a literatura: a cobertura do massacre na escola municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro no Extra. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Comunicação - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BBarbosa.pdf466.72 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.