Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1166
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Entre o jornalismo e a literatura: a cobertura do massacre na escola municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro pelo jornal Extra
Autor(es)/Inventor(es): Barbosa, Bruno Dias
Orientador: Travancas, Isabel Siqueira
Resumo: Discute as possíveis intersecções entre o jornalismo e a literatura através da análise de um conjunto de reportagens do jornal Extra, sobre o massacre na Escola Municipal Tasso da Silveira, no Rio de Janeiro. Pretende-se com esta pesquisa investigar quais os recursos literários que poderiam ser utilizados no texto jornalístico de forma a enriquecê-lo. O debate acerca do uso desses elementos textuais é apoiado em um referencial teórico sobre os limites e as semelhanças entre a linguagem jornalística e literária. Assim sendo, as análises do jornal Extra revelam que a separação entre a literatura e o jornalismo é feita por uma linha tênue. O jornalista pode utilizar recursos literários para compor reportagens mais contextualizadas e abrangentes.
Palavras-chave: Jornalismo
Jornal Extra
Literatura
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Dez-2011
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: BARBOSA, Bruno Dias. Entre o jornalismo e a literatura: a cobertura do massacre na escola municipal Tasso da Silveira no Rio de Janeiro no Extra. 2011. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BBarbosa.pdf466.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.