Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11701
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Posicionamento estratégico e pink money : um estudo sobre o comportamento de compra do consumidor homossexual e sua relação com as estratégias de posicionamento do mercado
Autor(es)/Inventor(es): Binotti Netto, Guerino
Orientador: Cordeiro, Vinícius Ribeiro
Coorientador: Cavichini, Alexis
Resumo: Com a crescente abertura e tolerância da sociedade quanto à pluralidade dos indivíduos, faz se necessário a realização de estudos que investiguem os variados aspectos e fatores que compõe a diversidade e que, em outrora, não eram vastamente pesquisados por serem demasiadamente marginalizados. Neste sentido, a presente pesquisa quantitativa tem como objetivo principal identificar a influência, no comportamento de compra de homens homossexuais, que as propagandas publicitárias relacionadas ao Pink Money, popularmente conhecido como mercado homossexual, geram no setor de vestuário na cidade do Rio de Janeiro. Como método de pesquisa foi utilizado um Survey em 460 participantes através da utilização de um questionário com 15 perguntas que exploraram o perfil socioeconômico e o comportamento de compra dos mesmos. A amostra apresentou dados que comprovam o enorme potencial de Pink Money na cidade neste setor, sendo portanto um tema que merece a atenção de futuros pesquisadores. Quanto à qualidade na representação dos indivíduos nas campanhas publicitárias, a amostra indicou considerar que esta seja pouco fidedigna à realidade, apontando que os gays são demasiadamente sexualizados. Constatou-se, portanto, que é de suma importância que as empresas que tenham o público gay como alvo estudem mais a fundo estes para uma correta representação midiática e que possua consonância com a responsabilidade social das organizações na desconstrução de males sociais, tais como a homofobia.
Palavras-chave: Pink money
Comportamento do consumidor
Setor de vestuário
Mercado homossexual
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GBNetto.pdf665.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.