Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11716
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Caracterização dos serviços criativos intensivos em conhecimento no estado do Rio de Janeiro
Autor(es)/Inventor(es): Almeida, Elisama Silva de
Orientador: La Rovere, Renata Lèbre
Coorientador: Fraga, Lucas Thixbai Freitas
Resumo: O presente trabalho busca caracterizar a economia criativa do Estado do Rio de Janeiro (ERJ), com ênfase em serviços intensivos em conhecimento. Esse trabalho origina-se de uma pesquisa mais ampla de iniciação científica, cujo título é “Ambientes de Inovação e Capacitação Empresarial: Desafios Relacionados ao Setor de Serviços no Estado do Rio de Janeiro”. Na metodologia o modelo de classificação escolhido foi a dos Círculos Concêntricos, e assim a classificação da Indústria Criativa, que serviu como base para identificar os Serviços Intensivos em Conhecimento, dentro do setor da Economia Criativa (C-KIBS), nas bases da CNAE/IBGE. Assim selecionou-se 10 grupos na base da CNAE/IBGE que se adequam nessa classificação. Com a delimitação dos grupos a serem trabalhados, foi possível extrair dados da RAIS dos anos de 2006 a 2017. A partir dessa base de dados, foi possível fazer uma estimação econométrica por Mínimos Quadrados Ordinários (MQO), no software Gretl, com o objetivo de sabe qual o feito do número de funcionários, da remuneração média dos profissionais e do PIB setorial sobre o número de estabelecimentos do setor criativo do Estado do Rio de Janeiro. Os resultados apontam que existe uma relação direta entre remuneração média dos profissionais de cada uma das áreas e o número de estabelecimentos, ou seja, quanto maior a remuneração média maior será o número de estabelecimentos nos segmentos criativos. Da mesma forma, o número de funcionários é uma variável importante para explicar o número de estabelecimentos; já o PIB setorial não tem tanta importância. Dessa forma, para que haja um fomento no setor criativo é preciso que haja políticas públicas que ofereçam aumento de capacitação e qualificação, criando-se, assim, um ambiente que incentive potenciais profissionais a terem interesse em atuar nesse setor e que gere também aumento de suas remunerações médias.
Palavras-chave: Economia criativa - Rio de Janeiro (Estado)
Serviços intensivos em conhecimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

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