Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1173
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O fenômeno das marcas: o caso o nosso Brasil que Vale
Autor(es)/Inventor(es): Jesus, Thiago Silva de
Orientador: Gallotti, Luiz Solon Gonçalves
Resumo: Estuda o fenômeno das marcas no mundo contemporâneo. Toma-se como ponto de partida o conceito de marca como a síntese das experiências vividas em relação a um produto, serviço ou instituição. A partir de então, o trabalho se desdobra e apresenta um breve histórico sobre as marcas no mundo do comércio, desde a necessidade de criar uma identificação para as mercadorias, até o surgimento da percepção de seu valor. Dentro dessa perspectiva de valor, as organizações percebem a necessidade de criar uma ligação afetiva entre as marcas e seus públicos de interesse, em busca de uma marca forte no mercado. Nesse âmbito, é necessário falar do papel da comunicação e de suas ferramentas na construção de marcas de sucesso e do processo de branding e gestão de marcas. O estudo de caso “O Nosso Brasil que Vale”, projeto de reposicionamento da marca Vale do Rio Doce, é apresentado ao final do trabalho para ilustrar o tema estudado.
Palavras-chave: Branding
Marca
Comunicação
Identidade da marca
Marketing de experiencia
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Unidade produtora: Escola de Comunicação
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Nov-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: JESUS, Thiago Silva de. O fenômeno das marcas: o caso o nosso Brasil que Vale. 2006. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TJESUS.pdf802.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.