Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11741
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A relação entre a credibilidade da política monetária e a taxa selic: um estudo econométrico do período 2011-2018
Autor(es)/Inventor(es): Cardoso, Ewerton Neves
Orientador: Licha, Antonio Luís
Resumo: O trabalho tem como objetivo elucidar a relação entre a credibilidade do BCB e a condução da política monetária. A base teórica são os modelos de viés inflacionários desenvolvidos por Barro e Gordon (1983) e Kydland e Prescott (1977). Estes autores, no âmbito dos seus artigos, teorizam a importância de se evitar a discricionariedade da política monetária, reduzindo, assim, o ímpeto das autoridades monetárias em afetar o produto efetivo no curto prazo. Nos artigos deles, os resultados obtidos, quando a política segue uma regra, são superiores do que quando a política é conduzida de maneira discricionária. Para a política ser guiada por uma regra e ter resultados positivos, entretanto, é necessário que a regra seja crível, isto é, os agentes privados precisam acreditar que a ação do banco central será consistente com a regra anunciada. A credibilidade, portanto, é algo crucial para o sucesso da política. A credibilidade ganhou mais notoriedade quando o regime de metas de inflação foi implementado em vários países. O mesmo ocorreu quando o sistema foi implementado no Brasil, em 1999. Para muitos autores, tais como Minella et al (2003), o sistema não obteria êxito sem a credibilidade. O trabalho pretende responder duas questões: 1) houve alguma perda de credibilidade no período analisado? 2) a credibilidade tem algum efeito sobre a taxa Selic? Para responder a primeira pergunta, será utilizado os índices de Cecchetti & Krause (2002), Mendonça (2004) e Mendonça (2007). Para responder a segunda, foi estimado um modelo VEC. Os resultados sugerem que houve uma perda de credibilidade em alguns meses da série analisada, contudo, a credibilidade voltou a se recuperar nos últimos dois anos. O modelo econométrico deu evidências de que há uma relação inversa entre a credibilidade da política monetária e a taxa de juros nominal da economia brasileira, a taxa Selic.
Palavras-chave: Política monetária
Credibilidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ENCardoso.pdf337.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.