Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11756
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Avaliação do IPO da Stone pagamentos na Nasdaq : estudo de caso da abertura de capital da fintech brasileira no mercado de capitais estrangeiro
Autor(es)/Inventor(es): Moreira, Lucas Augusto Cardoso Cotrim
Orientador: Mattos, Luiz Alberto Pereira de
Resumo: Em razão do desenvolvimento econômico global, cada vez mais as empresas de capital fechado buscam aprimorar suas fontes de financiamento de maneira que possam alavancar e sustentar seu crescimento enquanto continuam a gerar retornos consideráveis. Nesse cenário, a StoneCo Ltd, empresa de processamento de pagamentos que opera no Brasil, recorreu à abertura de seu capital para captação de recursos. O processo de abertura de capital é coordenado por instuições financeiras que tem, dentre outras atribuições, mensurar o valor da empresa que deseja se tornar emissora pública de ações e o potencial capital a ser levantado durante um IPO. Esse estudo investigou as melhores práticas de avaliação de empresas a fim de realizar uma avaliação independente e determinar se, pela metodologia adotada, o preço das ações na oferta pública inicial foram super ou subvalorizados quando comparados ao preço de negociação dado pelo mercado. Os resultados obtidos mostraram que o preço de negociação no fechamento do primeiro dia após a oferta pública inicial da Stone foi 31% maior que o preço de oferta e apenas 3,3% maior que o preço obtido pela metodologia adotada nesse estudo, envidenciando sua maior eficácia.
Palavras-chave: Mercado de capitais
IPO
Fluxo de caixa
StoneCo Ltd
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2018
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LACCMoreira.pdf294.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.