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dc.contributor.advisorMelo, Mônica Visconti de-
dc.contributor.authorLopes, Ana Caroline Magalhães-
dc.date.accessioned2020-04-13T19:57:20Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:01Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11766-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeorias da Motivaçãopt_BR
dc.subjectClima Organizacionalpt_BR
dc.subjectPapel da liderançapt_BR
dc.subjectTrabalho motivacionalpt_BR
dc.titlePesquisa de clima organizacional como diagnóstico da motivação no trabalho : estudo de caso de uma empresa do ramo da construção civilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5730227904760697pt_BR
dc.contributor.referee1Leal, Luiz Antonio Ochsendorf-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8404154345700489pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Eliane Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1256434444662328pt_BR
dc.description.resumoAs organizações tem atualmente um grande e complexo desafio de motivar pessoas. Esse tema tem sido amplamente abordado pelos gestores, pois com as contínuas mudanças no cenário do mercado de trabalho, é preciso atender as necessidades dos seus colaboradores para que o trabalho seja executado da melhor forma possível. Sabendo que a motivação de cada indivíduo é extremamente particular e intrínseca, esse trabalho se torna árduo, pois cada colaborador possui uma necessidade, um pensamento e uma forma diferente de se sentir motivado. Portanto, atender a todos se torna uma missão muito difícil, tornando necessárias pesquisas de campo a fim de entender e atender da melhor maneira possível a necessidade e expectativas de cada um dos colaboradores de uma mesma empresa. O diagnóstico de clima organizacional é uma ferramenta muito utilizada para identificar as necessidades e a motivação dos funcionários. Este trabalho tem por objetivo analisar a interferência de fatores higiênicos e motivacionais no desempenho dos profissionais que atuam em grandes empresas do ramo da construção civil, setor muito afetado pela crise econômica, como a Concessionária Porto Novo. Para a coleta de dados foram aplicados questionários com perguntas fechadas aos colaboradores de diversas áreas da empresa. Para a interpretação dos dados, adotou-se basicamente o modelo dos ―Dois Fatores de Herzberg‖, considerando os fatores de motivação e satisfação. Os resultados obtidos apontam informações consideráveis, as quais indicam algumas ferramentas e estratégias que podem ser levadas em conta e utilizadas pela empresa para motivar e satisfazer os profissionais para que haja uma produtividade maior na execução dos trabalhos colocados sob a responsabilidade dos mesmos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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