Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11796
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Beatriz Rangel Antunes da
Tutor: Melo, Mônica Visconti de
Resumen: As micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento.
Materia: Mercado de Sorvetes
Estratégias de marketing
Sustentabilidade
Empreendedorismo
Empresa familiar
Marketing
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BRASilva.pdf324.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.