Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11796
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Estratégias de marketing para a sustentabilidade das pequenas empresas: o caso da empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte
Autor(es)/Inventor(es): Silva, Beatriz Rangel Antunes da
Orientador: Melo, Mônica Visconti de
Resumo: As micro e pequenas empresas têm contribuído bastante para o desenvolvimento da economia brasileira, não só em termos do crescimento do mercado mas também na geração de emprego. Ser empreendedor significa estar atento ao mercado e estudar as possibilidades de negócio, escolhendo as melhores oportunidades. O mercado de sorvetes apresenta essa característica e a empresa familiar Sabor do Norte Sorvetes soube crescer e se desenvolver nesse segmento. Mas existem possibilidades de crescimento que devem ser exploradas e a utilização das ferramentas de marketing pode ser uma solução para esse crescimento. Elaborar um planejamento estratégico e definir prioridades auxilia a gestão. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é apresentar as estratégias de marketing adotadas pela empresa familiar Sorveteria Sabor do Norte para o desenvolvimento e manutenção do seu negócio. Para atingir os objetivos, aplicou uma metodologia de pesquisa bibliográfica, para o necessário embasamento teórico e foi desenvolvido um estudo de caso, que permitiu identificar as possibilidades e os obstáculos que a empresa enfrenta para o seu crescimento. Foi possível concluir que a empresa pode melhorar o seu desempenho, tornar-se mais competitiva apostando no aumento da produção visando a distribuição para outros mercados, bem a a aposta no marketing digital, aumentando o seu alcance e visibilidade, potenciando o seu crescimento.
Palavras-chave: Mercado de Sorvetes
Estratégias de marketing
Sustentabilidade
Empreendedorismo
Empresa familiar
Marketing
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Jul-2019
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRASilva.pdf324.75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.