Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11803
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Educação financeira: um estudo de caso com professores municipais |
Author(s)/Inventor(s): | Lameirão, Cristiane Giacometti |
Advisor: | Maia, Vinicius Mothé |
Abstract: | A educação financeira tem sido tema de grandes discussões devido às crises econômicas que se viveu nos últimos anos. Sua definição e seus impactos têm sido temas de diversos estudos. A educação financeira é um tema que atrai a atenção de todos, seja acadêmicos ou não, isso porque a administração das finanças pessoais de cada um é de interesse de todos. Em virtudes dos professores do ensino básico estarem no início do ciclo de ensino, seria interessante que esses funcionassem como disseminadores dos conhecimentos básicos de educação financeira. Porém, seria razoável questionar se os professores estariam capacitados para desempenharem essa função, por isso a presente monografia teve por objetivo observar como o nível de educação financeira de professores municipais se relaciona ao seu comportamento financeiro Uma pesquisa de campo foi feita através da aplicação de questionário a professores de uma escola municipal localizada na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro. Apoiando a pesquisa empírica realizou-se também uma revisão bibliográfica acerca da temática da educação financeira e da sua relação com as escolas de ensino básico. |
Keywords: | Educação financeira Consumo consciente Planejamento financeiro Economia brasileira |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Production unit: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | Ciências Contábeis |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CGLameirão.pdf | 271.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.