Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11818
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : As particularidades dos instrumentos de gerenciamento tributário nas incorporadoras brasileiras de capital aberto listadas na B3 e seus impactos sobre as respectivas ETR’s
Autor(es)/Inventor(es): Bastos, Bruna Maria Tinoco
Tutor: Cruz, Claudia Ferreira da
Resumen: O presente estudo almejou verificar e analisarquais são os valores da alíquota efetiva sobre o imposto (ETR) de quatro incorporadoras brasileiras de capital aberta com ações listadas na B3 no ano fiscal de 2017. Sob esse prisma, tal pesquisa averiguou quais instrumentos tributários foram utilizados, pelas companhias, nos seus respectivos gerenciamentos tributários, de modo a concluir se os mesmos foram eficazes ou não. O critério de seleção das companhias estudadas foram os seguintes: (i) ter as duas menores ETR’s comparadas a população de análise, já que diferem consideravelmente da alíquota estabelecida pela legislação brasileira, cujo valor é 34%; e (ii) ter as duas maiores receitas líquidas quando comparada com a mesma população, uma vez que supõe que essas venham a instaurar instrumentos eficientes, para que não ocasione a redução dos respectivos lucros. Nessa perspectiva, os resultados obtidos no estudo foram os seguintes: (i) o Regime Especial de Tributação e o Patrimônio de Afetação ocasionam a amenização vultosa da alíquota, principalmente as incorporadoras que possuem atividades voltadas para o Minha Casa, Minha Vida, já que para essas, tem-se uma alíquota tributária menor de imposto de renda e contribuição social; (ii) o Programa Especial de Regularização Tributária, quando adotado, proporciona o reparcelamento dos créditos tributários, o que reduz a ETR. Diante disso, houve a proposta a hipótese de que os instrumentos de gerenciamento tributário causam impacto sobre a ETR das incorporadoras. Os resultados suportam a aceitação da hipótese proposta, , uma vez que as ferramentas usufruídas pelas companhias acarretaram a amenização das respectivas alíquotas efetivas.
Materia: Gerenciamento tributário
Alíquota efetiva
Patrimônio de afetação
Incorporadoras brasileiras
Capital aberto
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Ciências Contábeis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BMTBastos.pdf194.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.