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http://hdl.handle.net/11422/1184
Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
Título: | A ressignificação da teoria do capital humano diante da crise estrutural do capital |
Autor(es)/Inventor(es): | Ferreira, Bárbara Thees |
Orientador: | Bastos, Carlos Pinkusfeld Monteiro |
Resumo: | Analisa a formulação sistematizada da Teoria do Capital Humano, o processo de ressignificação desta teoria protagonizado pelo Banco Mundial e pela Unesco no contexto de crise estrutural do capital e consolidação da hegemonia neoliberal e a influência das orientações destes organismos multilaterais nas reformas educacionais implantadas no Brasil durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. A partir de uma perspectiva crítica às formulações da Teoria do Capital Humano e seus desdobramentos, esta monografia tem como objetivo compreender como a Economia se relaciona com a Educação no sistema capitalista e, mais especificamente, analisar a base teórica do projeto neoliberal para a Educação, bem como apreender como este projeto foi articulado no sistema educacional brasileiro no contexto de contrarreforma do Estado. |
Palavras-chave: | Capital humano Neoliberalismo Reforma educacional |
Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
Unidade produtora: | Instituto de Economia |
Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Data de publicação: | Abr-2016 |
País de publicação: | Brasil |
Idioma da publicação: | por |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | Ciências Econômicas |
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