Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1185
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorVinha, Valéria Gonçalves da-
dc.contributor.authorLourenço, Bernardo de Andrade Graupera-
dc.date.accessioned2017-01-04T15:07:56Z-
dc.date.available2023-12-21T03:04:28Z-
dc.date.issued2016-04-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/1185-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAlimento orgânicopt_BR
dc.subjectProdutividadept_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectComercializaçãopt_BR
dc.titleO sistema de produção orgânica: uma discussão sobre seu desenvolvimento e horizonte comercial, com destaque para o cenário fluminensept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3280553357101647pt_BR
dc.contributor.referee1Póvoa, Pedro-
dc.contributor.referee2Carvalho, René Louis de-
dc.description.resumoApesar do grande progresso da produção agroecológica frente à agricultura convencional, ainda há muito a ser feito para que haja maior conscientização e consumo dos alimentos orgânicos. O governo brasileiro tem provido um ambiente cada vez mais favorável para o cultivo de produtos orgânicos com a aprovação de leis e instruções normativas específicas para o desenvolvimento deste mercado. Este trabalho visa analisar as mudanças observadas na comercialização, distribuição e divulgação dos alimentos orgânicos para compreender a situação atual deste mercado e de que forma contribuem para que haja uma diminuição nos custos de produção e, consequentemente, nos preços. Busca, ainda, estudar a potencialidade do mercado de produtos orgânicos no Brasil, analisando como se encontra estruturado e seus tipos de consumidores, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, comparando-o com os de outros países. E, por último, tem por objetivo apontar como se desenvolve o processo de certificações dos produtos orgânicos no país, etapa por etapa, e o que isso significa em termos de valorização dos produtos orgânicos vendidos a nível nacional e a importância devida que imprime aos produtos quando são exportados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Economiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BAGLourenço.pdf984.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.