Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1185
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O sistema de produção orgânica: uma discussão sobre seu desenvolvimento e horizonte comercial, com destaque para o cenário fluminense
Autor(es)/Inventor(es): Lourenço, Bernardo de Andrade Graupera
Orientador: Vinha, Valéria Gonçalves da
Resumo: Apesar do grande progresso da produção agroecológica frente à agricultura convencional, ainda há muito a ser feito para que haja maior conscientização e consumo dos alimentos orgânicos. O governo brasileiro tem provido um ambiente cada vez mais favorável para o cultivo de produtos orgânicos com a aprovação de leis e instruções normativas específicas para o desenvolvimento deste mercado. Este trabalho visa analisar as mudanças observadas na comercialização, distribuição e divulgação dos alimentos orgânicos para compreender a situação atual deste mercado e de que forma contribuem para que haja uma diminuição nos custos de produção e, consequentemente, nos preços. Busca, ainda, estudar a potencialidade do mercado de produtos orgânicos no Brasil, analisando como se encontra estruturado e seus tipos de consumidores, sobretudo no estado do Rio de Janeiro, comparando-o com os de outros países. E, por último, tem por objetivo apontar como se desenvolve o processo de certificações dos produtos orgânicos no país, etapa por etapa, e o que isso significa em termos de valorização dos produtos orgânicos vendidos a nível nacional e a importância devida que imprime aos produtos quando são exportados.
Palavras-chave: Alimento orgânico
Produtividade
Consumo
Comercialização
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Unidade produtora: Instituto de Economia
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BAGLourenço.pdf984.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.