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dc.contributor.advisorPinto, Juliana Horta de Assis-
dc.contributor.authorSantos, Bruna Teresa Camargo dos-
dc.date.accessioned2020-04-20T22:12:17Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:03Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/11871-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIndexação socialpt_BR
dc.subjectRecuperação da informaçãopt_BR
dc.subjectFake Newspt_BR
dc.subjectWeb 2.0pt_BR
dc.subjectImpacto da indexaçãopt_BR
dc.titleO impacto da indexação social na recuperação da informação : a disseminação de fake news na plataforma Twitter durante o período das eleições presidenciais brasileiras de 2018pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4621902987127532pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Marianna Zattar Barra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9001696745454196pt_BR
dc.contributor.referee2Guedes, Roger de Miranda-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1812223530527760pt_BR
dc.description.resumoA Web 2.0 intensificou a possibilidade de produção e disseminação de informações, assim como possibilitou a representação da informação de forma coletiva (indexação social). Além disso, ela facilitou o processo de produção e disseminação de notícias falsas. Compreende-se que indexação social interfere no processo de recuperação da mesma. O trabalho tem como objetivo analisar o impacto da indexação social na recuperação da informação. Aborda-se a indexação social como uma modalidade colaborativa de representação da informação no ambiente digital e as notícias falsas (fake news) como um problema social. Apresenta como objetivos específicos: investigar fatores que favorecem a disseminação de notícias falsas; descrever as práticas que permitem relacionar a indexação social e fake news e, propor ações de tagging literacy que aprimorem a atividade dos utilizadores da web, e auxiliem a identificação de fake news. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório. Adotou-se como abordagem metodológica a netnografia. Como campo empírico, analisa-se a plataforma Twitter. No recorte empírico optou-se por selecionar 134 perfis de usuários da plataforma. Como técnica de coleta e análise de dados, optou-se pela aplicação de questionários, além da observação não participante. Constatou-se que os usuários apresentam défices na prática de classificação em ambientes virtuais e na atividade de verificação da veracidade em notícias. Conclui-se que a indexação social tem relação direta com a disseminação de fake news, e que a área da Ciência da Informação pode colaborar na resolução deste problema. Sugere-se que os profissionais da área elaborarem um plano de formação humana (tagging literacy) voltado a esse contexto.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Administração e Ciências Contábeispt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

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