Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/11871
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : O impacto da indexação social na recuperação da informação : a disseminação de fake news na plataforma Twitter durante o período das eleições presidenciais brasileiras de 2018
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Bruna Teresa Camargo dos
Tutor: Pinto, Juliana Horta de Assis
Resumen: A Web 2.0 intensificou a possibilidade de produção e disseminação de informações, assim como possibilitou a representação da informação de forma coletiva (indexação social). Além disso, ela facilitou o processo de produção e disseminação de notícias falsas. Compreende-se que indexação social interfere no processo de recuperação da mesma. O trabalho tem como objetivo analisar o impacto da indexação social na recuperação da informação. Aborda-se a indexação social como uma modalidade colaborativa de representação da informação no ambiente digital e as notícias falsas (fake news) como um problema social. Apresenta como objetivos específicos: investigar fatores que favorecem a disseminação de notícias falsas; descrever as práticas que permitem relacionar a indexação social e fake news e, propor ações de tagging literacy que aprimorem a atividade dos utilizadores da web, e auxiliem a identificação de fake news. Trata-se de uma pesquisa de cunho descritivo e exploratório. Adotou-se como abordagem metodológica a netnografia. Como campo empírico, analisa-se a plataforma Twitter. No recorte empírico optou-se por selecionar 134 perfis de usuários da plataforma. Como técnica de coleta e análise de dados, optou-se pela aplicação de questionários, além da observação não participante. Constatou-se que os usuários apresentam défices na prática de classificação em ambientes virtuais e na atividade de verificação da veracidade em notícias. Conclui-se que a indexação social tem relação direta com a disseminação de fake news, e que a área da Ciência da Informação pode colaborar na resolução deste problema. Sugere-se que os profissionais da área elaborarem um plano de formação humana (tagging literacy) voltado a esse contexto.
Materia: Indexação social
Recuperação da informação
Fake News
Web 2.0
Impacto da indexação
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: dic-2018
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
BTCSantos.pdf467.96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.