Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11899
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Análise de fadiga em estruturas offshore tipo unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO)
Autor(es)/Inventor(es): Barros, Mariana Rezende Caire de
Orientador: Ellwanger, Gilberto Bruno
Resumo: Este trabalho desenvolve uma análise de sensibilidade de fadiga estrutural em função das proporções de uma unidade flutuante de produção, armazenamento e transferência (FPSO) convertida a partir de um navio petroleiro. A análise é realizada pelo método simplificado de fadiga baseado na distribuição de Weibull com auxílio do programa FPSO, desenvolvido pela ABS. São utilizados três exemplos de FPSOs cujos detalhes e dimensões foram estabelecidos de acordo com FPSOs existentes. Como o foco do projeto é relacionado à fadiga, são apresentados acidentes que ocorreram devidos ao fenômeno e que serviram de motivação para o prosseguimento do trabalho. Além disso, é feita uma apresentação teórica sobre fadiga. É introduzido o conceito de processos estocásticos e de estatísticas de onda de curto e longo prazo. Também é apresentado o sistema de avaliação ambiental de uma locação específica, utilizado para determinar os fatores de severidade ambiental, que refletem a natureza da locação e são calculados a partir de uma análise espectral. Foi analisado tanto o dano na vida pregressa do navio quanto o dano como FPSO, localizado na Bacia de Campos. A partir desses valores, foi possível estimar a vida remanescente do FPSO. Paralelamente, realizou-se uma análise de sensibilidade do dano como navio em função dos parâmetros de forma e escala da distribuição de Weibull através de uma reprodução parcial do programa da ABS no Mathcad.
Palavras-chave: Fadiga das estruturas
Estruturas Offshore flutuantes
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS METALICAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Dez-2013
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10009223.pdf2.46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.