Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/11918
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Modelagem hidráulica e de cloro residual em redes de distribuição de água: uma discussão sobre a implementação de modelos detalhados
Autor(es)/Inventor(es): Fonseca, Diego Luiz
Orientador: Figueiredo, Iene Christie
Resumo: Atualmente, são cada vez maiores as preocupações com a garantia da qualidade da água distribuída ao longo de toda a rede de um sistema de abastecimento. Para estudar aspectos mais locais, modelos computacionais cada vez mais detalhados têm sido empregados, incluindo também as canalizações de distribuição (pequeno diâmetro), além de outros níveis de detalhamento em alguns casos (demanda, reservatórios, etc.).Esses modelos necessitam de uma etapa mais exaustiva de calibração, demandando diversos dados e adaptações em relação aos modelos mais globais.Utilizando-se uma rede piloto no subúrbio parisiense (França)e o software SynerGEE Water, estudou-se a calibração hidráulica de um modelo computacional detalhado em relação às canalizações, através de dados oriundos de sondas multi parâmetros e medidores de vazão, instalados em diversos pontos da rede. De posse do modelo calibrado, buscou-se também implementar e avaliar a simulação da concentração de cloro residual livre ao longo da rede.O estudo permitiu levantar as principais necessidades para a adaptação do modelo existente. Problemas técnicos dos aparelhos, assim como a presença de diversas válvulas esquecidas fechadas na rede foram levantados. As lacunas ainda existentes para implementação do modelo cloro também foram pontuadas.
Palavras-chave: redes de abastecimento de água
qualidade da água
modelagem computacional
modelos detalhados
calibração de modelos
cloro residual livre
Assunto CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Unidade produtora: Escola Politécnica
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Fev-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Engenharia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
monopoli10009363.pdf2.65 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.