Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/11967
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Thomaz, Carlos Augusto Silva | - |
dc.contributor.author | Dib, Gabriela Regner | - |
dc.date.accessioned | 2020-04-22T18:33:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-21T03:03:48Z | - |
dc.date.issued | 2019-12 | - |
dc.identifier.citation | DIB, Gabriela Regner. Blockchain na proteção do direito autoral: consequências na indústria fonográfica. 2019. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11422/11967 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Rio de Janeiro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Blockchain | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Direito Autoral | pt_BR |
dc.subject | Música | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | Copyright | pt_BR |
dc.subject | Music | pt_BR |
dc.title | Blockchain na proteção do direito autoral: consequências na indústria fonográfica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9453128511091254 | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem por objetivo analisar as consequências na indústria fonográfica em relação à Blockchain, especialmente focado na proteção do direito do autor, este que pode ser muito beneficiado no contexto. Mostra-se como a Blockchain é capaz de servir como meio de registro de prova de autoria de obra, notadamente musical, destacando a ausência de jurisprudência brasileira sobre o tema, muito embora a perspectiva legal e o entendimento chinês sejam favoráveis. Apresenta-se a definição de Blockchain, a de criptoativos, e mostrase os potenciais exemplos práticos que poderiam revolucionar o meio, em benefício dos artistas, os quais não teriam a necessidade de contratar com intermediadores que lucram a maioria de seus royalties, especialmente as editoras, bem como evita a pirataria e o uso ilegal de conteúdo. No entanto, considerando o desinteresse e potencial prejuízo desses agentes nesta toada, refletese em até que escala eles têm poderes para frear essa inovação na indústria fonográfica. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade Nacional de Direito | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFRJ | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO COMERCIAL | pt_BR |
dc.embargo.terms | aberto | pt_BR |
Appears in Collections: | Direito |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.