Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11978
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A reconfiguração do papel do consumidor e a consequente utilização do discurso humanizador da marca: caso Samsung Brasil
Author(s)/Inventor(s): Muner, Luiza Cunha
Advisor: Bittencourt, Renato Nunes
Abstract: A presente monografia teve como objetivo analisar a influência do consumidor na humanização do discurso da marca. A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada através de pesquisa descritiva, com o emprego da técnica de pesquisa documental em fanpage da marca Samsung da rede social Facebook, segunda marca mais curtida do Facebook, ficando atrás da própria rede social. Foram realizadas análises de quatro postagens da campanha “Do what you can’t” exibida durante o lançamento do aparelho celular Galaxy S10. Foi constatado que a mudança da figura do consumidor perante a reconfiguração comunicacional: (de mídias massivas às pós-massivas) instigou e influenciou no modo como as marcas se relacionam com o consumidor. Nesse contexto, denominado como ciberespaço, e marcado pela ubiquidade, compartilhamento e conectividade, a marca Samsung altera a maneira de se relacionar com esse novo consumidor e adota a humanização do discurso como forma de conquistá-lo. Uma das estratégias utilizadas é de responder de forma pessoal e personalizada, de modo que aproxime o diálogo entre consumidor e marca, para que se construa uma relação de confiança e transparência. Conclui-se que a postura desse novo consumidor exige uma constante melhoria da empresa, que agora não impõe a sua imagem perante o consumidor, é ele próprio quem constrói a percepção da marca, por meio de informações obtidas no ciberespaço.
Keywords: Meios de comunicação
Cibercultura
Consumidor 4.0
Humanização do discurso das marcas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCMuner.pdf485.44 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.