Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/11993
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: “Ouviler”: expandido a capacidade cognitiva no ato de ler
Author(s)/Inventor(s): Ribeiro, Daniel Strauch
Advisor: Freitas, Danilo Pestana de
Abstract: Apresenta um trabalho de conclusão de curso em que se destaca o potencial para aprimorar o desempenho cognitivo durante a leitura por meio do “ouviler”. Este neologismo define um método de leitura por softwares com tecnologia de apoio à Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), permitindo ouvir e ler, ao mesmo tempo, os textos digitais. A pesquisa busca evidenciar que tal recurso, além de aumentar o foco de atenção nos textos, pode aperfeiçoar a interpretação do conteúdo lido. Para validar tal afirmação, utiliza-se uma pesquisa exploratória e descritiva nos procedimentos metodológicos e descreve a abordagem quali quantitativa da análise de experimentos que envolvem a leitura de contos e a aplicação de questionários junto a um variado conjunto de participantes. Destaca, como principal resultado, as vantagens da utilização desta nova experiência de leitura de textos digitais. Conclui apontando a possibilidade e a necessidade de se desenvolver mais estudos que relacionem às práticas de leitura com novos suportes tecnológicos, de forma a promover pesquisas que envolvam a biblioteconomia com técnicas que envolvam o ato de ler.
Keywords: Leitura
Linguagem oral
Interpretação
Livro digital
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 11-Dec-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSRibeiro.pdf464.14 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.