Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/12031
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A relevância das atividades culturais em bibliotecas como formação de consciência crítica em seus usuários: o caso da biblioteca do Centro Cultural da Justiça Federal
Autor(es)/Inventor(es): Conceição, Joyce Ribeiro da
Orientador: Dantas, Regina Maria Macedo Costa
Resumo: Este trabalho objetiva-se averiguar qual a influência que a biblioteca pública, na promoção de suas atividades culturais, tem tido no desenvolvimento crítico e na efetiva participação social dos indivíduos. Para tanto, serão realizadas pesquisas bibliográficas e um estudo de campo na Biblioteca do Centro Cultural da Justiça Federal. O presente trabalho aborda as temáticas, a cidadania, a consciência crítica e as atividades culturais integradas e harmonizadas no ambiente de bibliotecas públicas na cidade do Rio de Janeiro. Bibliotecas públicas enquanto empenhadas em cumprir seu ideário social, ou seja, sua missão, proveem não somente informação ao seu público, mas servem também como um aparato cultural, social e educacional. É na cultura e nas ações promovidas nas bibliotecas que será permitido aos seus usuários obterem insumos que os possibilitem “sair da caixa”. Espera-se na presente pesquisa, por meio do estudo de caso, apontar a importância das atividades culturais em uma biblioteca pública como formação de consciência crítica em seus usuários.
Palavras-chave: Biblioteca pública
Atividades culturais
Cidadania
Consciência crítica
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade produtora: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editora: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 2017
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JRConceição.pdf411.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.