Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://hdl.handle.net/11422/12109
Especie: Trabalho de conclusão de graduação
Título : Fatores de sucesso para canais de live streaming de jogos online na percepção dos usuários brasileiros da Twitch.tv
Autor(es)/Inventor(es): Matsumoto, Gabriel Hideki Paes
Tutor: Philyppis Junior, Nikiforos Joannis
Resumen: O objetivo deste estudo se focou em realizar o levantamento e descrição dos motivos mais importantes para o crescimento das plataformas de live streaming de jogos eletrônicos, conforme o consumo informacional do público brasileiro nas plataformas online, utilizando como objeto de estudo a plataforma Twitch.tv. A mesma é descrita como a maior plataforma atual de live streaming com foco na transmissão de jogos eletrônicos para o público gamer. O trabalho foi possível por meio de uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando revisão bibliográfica, um estudo de caso, além de um questionário qualitativo/quantitativo. Foi realizada uma análise descritiva acerca da plataforma Twitch.tv, abordando sua funcionalidade e interatividade. Fundamental para a consolidação da pesquisa, o questionário foi respondido por 60 participantes pertencentes ao grupo Steam Brasil no Facebook, sendo todos respondentes de nacionalidade brasileira e usuários da plataforma Twitch.tv. Conclui-se que, os espectadores, recursos de grande valor para qualquer serviço de live streaming, tendem a optar por assistir transmissões em que o jogo transmitido seja de seu gosto pessoal e o streamer seja bemhumorado e carismático. Ainda de acordo com as respostas, fica claro afirmar que a transmissões de campeonatos de e-Sports, é um dos grandes responsáveis pelos números de audiência na plataforma.
Materia: Live Streaming
Twitch.tv
Público Gamer
Jogos Eletrônicos
Materia CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO::BIBLIOTECONOMIA
Unidade de producción: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Fecha de publicación: 3-jul-2019
País de edición : Brasil
Idioma de publicación: por
Tipo de acceso : Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
GHPMatsumoto.pdf492.39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.